quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Impressões sobre a primeira noite

Após uma breve cerimônia de abertura, com a presença do organizador Renato Athias, apoiadores e parceiros, a primeira noite da mostra competitiva teve início com o curta “Djero encontra Iketut em Bali”. O filme retrata o encontro de balineses que vivem realidades distintas (urbana e rural), porém suas imagens fragmentadas pelas escolhas de edição não colaboram para um bom entendimento da história. A narrativa recorre a um rico material de arquivo e propõe um pequeno paralelo com a experiência dos pesquisadores Mead e Bateson.

Em seguida, a sessão continuou com o documentário “Jopói, todos juntos”. O filme nos mostra a força do idioma guarani no Paraguai e nos faz refletir sobre a questão da preservação da cultura indígena de forma mais ampla. Reunindo depoimentos de especialistas e dos cidadão paraguaios sobre a relação com a língua, “Jopói” promove um encontro entre o público e as raízes daquele país.

 


O último filme da noite foi "Quindim de Pessach". A produção nos revela a riqueza da culinária judaica trazida pelos imigrantes e a de que forma ela se adaptou à cozinha brasileira. O pesquisador Olindo Estevam entrevista judeus brasileiros e as cozinheiras que trabalham em suas famílias para nos relatar como ocorreu esse encontro de sabores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário