sexta-feira, 30 de setembro de 2011

III Festival do Filme Etnográfico premia cinco produções em quatro categorias

Logo após a exibição dos filmes ontem (dia 29), às 21h40 foi realizada a premiação da terceira edição do Festival do Filme Etnográfico do Recife. O júri composto por Renato Athias (UFPE), Alexandre Figueiroa (Unicap), Cláudio Pereira (UFBA), Laura Graham (U. de Iowa – EUA), Renato Sztutman (USP) e Paride Bollettin (U. de Perugia – Itália) realizou a entrega de cinco prêmios em quarto categorias.

O filme de João Castello Branco, O Corte do Alfaiate (Brasil, 2009), ganhou o prêmio de Melhor Filme Etnográfico. O júri destacou a qualidade do registro, a profundidade da pesquisa e a sensibilidade no trato com os personagens durante o longa.

Na categoria de Melhor Documentário, o filme premiado foi Gisèlle Omindarewá (Brasil, 2009) de Clarice Peixoto. O júri ressaltou o engajamento da realizadora na pesquisa sobre a trajetória singular da personagem principal, que atravessou mundos diversos e se tornou uma figura central para as religiões afrobrasileiras.

Neste ano, dois filmes obtiveram Menção Especial do Júri. Em primeiro lugar, o júri destacou o filme Capa de Índio (Brasil, 2010), de Aelson Pataxó que, de modo bem humorado, reflete sobre a problemática das relações cotidianas entre turistas e Pataxó de Porto Seguro. O segundo filme foi Kotkuphi (Brasil, 2010), de Isael Maxakali . O júri apreciou o olhar interno, singular e poético que este filme lança sobre o processo de realização do ritual da mandioca, dos Maxakali de Minas Gerais.

Encerrando a noite, o prêmio de Júri Popular, categoria na qual o público vota no filme preferido, foi para Coco de improviso e a poesia solta no vento (Brasil, 2011), de Natália Lopes Wanderley.

A III edição do Festival do Filme Etnográfico é uma realização conjunta dos programas de pós- graduação em Antropologia e pós-graduação em Comunicação da UFPE. O festival conta também com parceiros internacionais como o departamento de Antropologia Visual do Goldsmith London Univesity, o FIFEQ (Canadá) e o ControSguardi da Univesidade de Perugia (Itália). Esse ano foi formado uma nova parceria com o Laboratório de Imagem e Som em Antropologia - LISA da USP. Todos os filmes premiados nesta edição irão ser exibidos em mostras promovidas pelo ControSguardi na Itália.

Este ano foram mais de 80 inscrições, sendo 18 filmes selecionados para a mostra competitiva e cerca de 50 aproveitados em mostras paralelas que ocorreram na UFPE e na Aliança Françesa. A mostra competitiva do Festival ocorreu do dia 26 a 29 deste mês no Cinema da Fundação. Segundo a comissão organizadora, o Festival vem crescendo e ganhando importância. Este ano as mostras na Fundaj tiveram um considerável aumento de público em relação aos anos passados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário